Masturbação faz mal para a saúde. Mito ou realidade?




Relacionados com este estigma estão os muitos mitos sobre masturbação, mitos tão ridículos que chega a ser incrível que alguém ainda acredite neles (como masturbação causa cegueira e loucura, masturbação pode fazer órgãos sexuais caírem, e masturbação causa infertilidade).

Mas a realidade é bem diferente. Na verdade, a masturbação tem muitos benefícios à saúde. Para as mulheres, a masturbação pode ajudar a prevenir infecções cervicais e infecções do trato urinário por meio do efeito “tenda” ou “balão”, como é conhecida a abertura do colo do útero que ocorre como parte do processo de excitação. O efeito tenda estende do colo e, portanto, o muco cervical. Isso permite a circulação de fluídos, permitindo que fluídos cervicais cheio de bactérias sejam eliminados.

A masturbação ainda pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 (embora esta associação também possa ser explicada por uma saúde melhor, em geral), e a insônia através da liberação hormonal e de tensão, e aumentar a força do pavimento pélvico através das contrações que ocorrem durante o orgasmo.

Para os homens, a masturbação ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata, provavelmente dando à próstata a chance de expulsar agentes causadores de câncer em potencial.

Ela ainda melhora o funcionamento do sistema imunológico, aumentando os níveis de cortisol, que, em pequenas doses, pode regular o funcionamento deste sistema. Também reduz a depressão ao aumentar a quantidade de endorfinas na corrente sanguínea.

Além disso, a masturbação pode impedir indiretamente a infertilidade por proteger as pessoas de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que podem levar à infertilidade – afinal, você não pode dar a si mesmo uma destas infecções.

Um benefício final para masturbação: é o método mais conveniente para maximizar orgasmos. E há uma abundância de benefícios adicionais com orgasmos, em geral, incluindo a redução do estresse, redução da pressão sanguínea, aumento da autoestima e redução da dor.

Do ponto de vista da saúde sexual, a masturbação é um dos comportamentos mais seguros. Não há risco de gravidez ou proliferação de doenças sexualmente transmissíveis, não há nenhum risco de decepcionar um parceiro ou a ansiedade sobre o seu desempenho, e não há nenhuma bagagem emocional

0 comentários:

Postar um comentário